Herói? - comentário sobre Che Guevara


Amigos deste blogue,

Venho hoje ao seu blogue para mandar um beijo e um protesto. O beijo vai para a Isabel, que pôs um simpático comentário no meu último texto, lá no meu blogue. Beijão, Isabel!

O protesto vai para o Che Guevara. Não para ele, ele já era, faz tempo. Meu protesto vai, na verdade, para as pessoas que o estão elogiando. Peraí, deixe-me corrigir isso: não é um protesto contra essas pessoas, é um protesto contra a desinformação, essa praga.

Amigos blogueiros, digo-lhes, sem medo de errar, que Che Guevara não foi um mártir, nem um herói, nem um simples revolucionário, mas um crápula sanguinário. Um homem cruel, terrível e enlouquecido, que, para defender uma causa, cometeu atrocidades horríveis contra pessoas indefesas.

Esqueçam as camisetas bonitinhas do "endurecer sem perder a ternura" e aquela foto clássica. Esqueçam aquilo. É uma lenda. Não houve ternura, amigos. Leiam sobre a sua vida e sobre o que foi aquele período, vocês verão.

O que esse herói cheio de ternura fazia, afinal? Vou contar algumas. Che violentava meninos e meninas diante dos pais que se recusavam a delatar desafetos da revolução. Isso é só um exemplo. Fazia pior.

"Ah, você não vai falar? Traga o garotinho dele aqui!" 

Traziam o menino. Che pegava um facão e, num golpe, arrancava um bracinho do menino, que caia aos berros em meio a grande hemorragia. O pai (ou a mãe), normalmente amarrados, imploravam por misericórdia.

"E agora? Vai dizer ou vou ter que abrir a barriga do moleque e fazer você comer as tripas?"

Tá bom pra vocês? E tem muito mais. Há literatura a respeito; procurem e se horrorizem. Depois joguem as camisetas românticas no lixo.

Abraços a todos

Cesar Cruz
(mar 2009)


(comentário postado no blog de um grupo de jovens, amigos, que vieram a este blog elogiar alguns textos meus. Ao entrar no blog da moçada vi, logo na página de chegada, um "artigo" sobre o tal herói. Não resisti a escrever o comentário acima. Os meninos não gostaram muito. A desinformação e a ignorância são mesmo uma praga)


Um comentário:

Silvio Camargo disse...

Novamente parabéns

Ainda circulam por aí alguns que
realmente conhecem a saga deste
animal..

E não mudo de opinião: Cazuza foi
um traficante, drogado, que desencaminhou muita gente. Mas, como Guevara, virou ídolo.