Resposta dada ao comentário da leitora Fátima

.
A leitora Fátima postou um comentário em uma crônica, me perguntando por que não usei "à vista" e sim "a vista" . Abaixo a resposta.
.
-------------------------------------------------
.
Olá Fátima! Obrigado por seu simpático comentário e por todo esse prestígio! Continue me buscando no JC&A; semana sim, semana não estou por lá.
.
Normalmente não costumo responder aos comentários aqui neste campo, pois gosto de deixá-lo só para os leitores, mas como você não me passou seu email e também porque sua dúvida é muito interessante e polêmica, aí vai a minha tentativa de explicação:
.
Importante lembrarmos que a crase é o fenômeno e não o acento. O acento invertido é o acento grave (contrário do agudo, inclinado para a direita). Então o correto é compormos frases assim: “Ocorre crase neste caso?” ou “Você não pôs o acento grave, que indica a crase!”.
Entendeu a questão dos termos?
.
Bem, vamos à polêmica questão do “a vista”:
.
Ambas as formas são corretas, entretanto, a forma com acento é mais usual, e até certo ponto, mais moderninha. Explico: os gramáticos mais tradicionais não aceitam o uso de acento neste caso, pelo simples fato de que nele não ocorre a crase.
.
Veja só: em “a vista” só temos a preposição "a" e não há o artigo “a” para ser fundido a ela. Como você sabe, a crase ocorre quando um “a” preposição se funde com um “a” artigo. Justamente por isso que antes de palavras masculinas nunca ocorre crase (pois nas palavras masculinas, ocorre a conjunção da preposição com o artigo: a + o = ao).
.
Analisando a expressão similar “a prazo”, onde também só temos a preposição "a" (mas não o artigo) antes do substantivo, fica evidente que em “a vista" também só temos a preposição.
.
Então por que se aceita a expressão com o acento grave? Resposta: porque se convencionou utilizar o acento grave para indicar, em alguns casos, a ocorrência de locuções adverbiais (locução adverbial de modo, neste caso. O sujeito paga de que maneira?, de que modo? Paga do modo a vista).
.
Em resumo: você pode usar com ou sem acento. Saiba que sem acento é 100% correto. Já com o acento é aceito, mas por uma ótica mais sisuda, pode ser entendido como erro.
.
Quer ver outra expressão onde ocorre isso? “A moça sentou na cadeira a cavalo”.
.
Usa ou não usa acento grave no "a" cavalo? Resposta: Pode até se usar, caso se entenda que é uma locução adverbial e que necessita ser assinalada (ela se sentou da mesma maneira que se senta num cavalo OU ao modo que se monta num cavalo), mas é a mesma coisa, pode ser visto como modernismo e recusado por gramáticos mais rigorosos, e com razão, visto que neste caso específico e em outros similares, o substantivo é masculino, portanto, jamais poderia ocorrer crase, pois se houvesse artigo, seria "o" e não "a". Exemplos similares: matou a pau, forno a lenha...
.
A verdade verdadeira (se é que existe isso) é que em "a vista", em "a cavalo" e em outros tantos, não ocorre crase, mas andam usando o acento grave. Para testar, siga sempre a regra da fusão do a + a e saberá. Se não houver, não ocorre crase. A partir daí, seguir tendências fica a gosto do freguês.
.
Fátima, explicar isso a você é para mim um bom treino, pois eu também me mato para compreender o Idioma. Também estou aprendendo...
.
Bjão!
Cesar
(jan 2009)
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Nenhum comentário: