Lançamento de livros - Dicas e Etiqueta




Este texto saiu daqui e agora poderá ser lido no meu blog do Diário de SP, basta clicar

11 comentários:

Anônimo disse...

Etiquetado Cesar, passei alguns minutos lendo este "conto", pensando que fosse um conto de verdade. Foi uma pena, pois,poderia ter aproveitado este tempo para ter lido um dos seus contos de verdade....
Um abraço....adimirador sem etiqueta.

Lúcia Bezerra de Paiva disse...

Apesar de não ligar para "etiquetas", foi bom conhecer essas para "Lançamento de livros". Muito do está aí, já constatei em vários lançamentos. Mesmo não gostando, há regras a serem seguidas: são de "bom tom"...
Valeu, Cruz, o compartilhar...
Um abraço,
da Lúcia

Tais Luso de Carvalho disse...

Eu gostei do texto, até achei divertido esta aula de etiqueta!

A verdade, Cesar, é que vamos prestigiar um amigo, comprando seu livro porque gostamos dele e quem sabe lá de sua obra.

Mas esta história de se atirar nos 'comes e bebes', de ir de bermudão, havaiana... será que acontece? Qualquer um, com a mínima noção de uma tarde de autógrafo vai mais arrumadinho, inclusive para valorizar o evento do amigo.

Olha, você poderia, sim, ter explorado o assunto, daria uma bela crônica, narrada por você. Tenho uma pronta, chama-se 'Vernissage'; direcionada às artes.

Beijos
Tais Luso

Gabriel Fernandes disse...

Pombas, meu amigo, veio em boa hora. Parece que hoje as pessoas só conhecem etiquetas de roupas, calçados, bolsas, perfumes, cremes, batons... E o escambau. Etiqueta é uma relação de pequenas regras de boa educação. Já que não se aprende mais isso em casa, é bom, é prático, que alguém prepare um checklist. Educação é sempre de bom-tom. A propósito, péssimo gosto para a escolha da foto. Abraço.

Anônimo disse...

Antes de mais nada parabéns ao Gabriel e toda sorte pra Ele que a merece de verdade.

Quanto a questão de etiqueta, seja em que assunto for, percebemos que uma pouca dose de bom senso resolveria quase tudo, coisa que não estamos acostumado, o bom e velho "cimancol", em outras palavras a questão de termos delicadeza com os eventos, as pessoas, as circunstancias etc. A princípio sou averso a toda e qualquer convenção por considerar que as vezes as mesmas tira a espontaneidade das coias e das pessoas mas, por uma questão de respeito somos obrigado a segui-las.

abraços
xara - ipiranga - sp-sp

Natália Cassiano disse...

Interessante. Nunca fui a um coquetel de lançamento de livro, é bom saber. Adorei as dicas.
Fui numa exposição de arte por esses dias (minha mãe pinta e tinha quadros lá),
muitas pessoas envolta da mesa, poucas ao redor dos quadros. Gente matando a fome com os salgadinhos
(Que coisa feia, né).

É uma pena não poder ir no coquetel para ter o gostinho de entrar na fila e pedir um autógrafo.
'O Homem Suprimido' tá aqui na estante em lugar de destaque ...rs

Que o lançamento seja incrível como seus livros

Com uma mega fila, e algumas gafes (Pode haver alguns desavisados que não leram suas dicas); só algumas vai, deixa passar. Bem levinhas e perdoáveis para rir depois.

Abçs
Deva

Anônimo disse...

Adorei muitoooooooooo!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Adorei as suas "dicas". Etiqueta, como dizem é a pequena ética da convivência humana. Muito bom. Estava na dúvida..eu IA levar flores para uma amiga que lançará um livro em breve. Ia ser um saco mesmo..aonde ela iria guardar as flores..etc..Valeu! Mandarei após o evento.

Heitor disse...

"Dicas e Etiqueta" é bem didático! Valeu meu amigo!
Um grande abraço e muito sucesso.

Unknown disse...

Olá Cesar, gostei muito das dicas. Mas ainda tenho uma duvida. No caso de casais cada um deve comprar seu exemplar do livro em questão ou apenas um exemplar para ambos é suficiente?
Seria deselegante comprar apenas um exemplar para o casal?

CESAR CRUZ disse...

Saviane, nem sei se vc vai voltar aqui para ver a resposta, mas vamos lá: não há uma regra para isso, de maneira geral 1 casal compra 1 livro, e o autógrafo é para ambos. Claro que se é um bom amigo, e o livro vale a pena, é bacana comprar mais um, mas aí para presentear alguém! E com o autógrafo do autor! 1 bjo. Me acha no facebook: www.facebook.com/cesarcruzescritor