O Maior Rio do Mundo




A Michele, minha filha de 5 anos, me pergunta, lá da sua cadeirinha de criança, no banco de trás do carro.

— Papai, você sabe qual o maior rio do mundo?

Eu sei, é claro. E sei também que a resposta é pertencente à categoria das complexas, e não das simples, já que há mais de um “maior rio do mundo”. Porém, como ela tem só 5 anos, deve ter aprendido de forma bem simplificada, penso eu, enquanto dobro à direita. Supondo que ela tenha aprendido somente a versão patriótica dessa disputa de superioridade fluvial, decido provocá-la um pouco, respondendo o inesperado.

— Sei sim, é o rio Nilo. Um rio que fica lá no Egito — eu digo, e dou uma espiada na sua reação pelo retrovisor.

— Não é pai! O maior rio do mundo é o rio Amazonas!

Eu sabia que ela diria isso, e aí está o charme da coisa. Engraçado perceber que quando falo isso, de certa forma me agiganto. Um pai ensinando sua filha, que lindo!

— Filha, deixa eu te explicar: a professora ensinou assim pra ficar mais fácil, mas a verdade é que são dois os maiores rios do mundo. O Amazonas é o que tem mais água, e o rio Nilo é o mais compridão. Entendeu?

— Não, pai, é o rio Amazonas, a professora ensinou.

— Não é não, filha. Cada um é maior em uma coisa, pode perguntar pra sua professora.


No dia seguinte, à noite, em casa...

— Pai, a professora disse que o rio Amazonas é o maior do mundo e...

Me levanto num arranco do sofá, enfezado, e saio resmungando pela casa.

— Ah, essas escolas modernas!

Calma, Cesar — pondera a Vanessa, me vendo irritado.

— Calma? Calma?! Agora serei obrigado a reunir provas! Onde vamos parar assim?!

Abro o Google e escrevo "o maior rio do mundo". A Michele a meu lado, o dedo na boca, esperando... 

Em um nano segundo estou no site do IBGE, lendo o seguinte:
Em 2007, um grupo de cientistas e pesquisadores do IBGE e do INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - organizaram uma nova expedição para medir a extensão e buscar o ponto exato da nascente do rio Amazonas. Com o auxílio de tecnologias indisponíveis na década de 1970, como o GPS, os cientistas do INPE constataram: o Amazonas é o maior rio do mundo, superando o Nilo em 140 km”.


— Filha, veja bem... — começo, agora mais manso, e tento explicar o inexplicável. E concluo dizendo que, bom, enfim, cof, cof... o Amazonas agora é mesmo o maior rio do mundo!


— Tudo bem, pai. Eu já sabia.


Cesar Cruz
Set. 2013





Um comentário:

Anônimo disse...

ehehe... isso me faz lembrar uma situação, digamos, não semelhante mas... "paralela" esses dias a comprar cueca no armarinho fernando... ehehe estrilei com a Soraia... sei lá... coisa minha, ai parei, pensei e perguntei: Soraia como vc me aguenta? antes tivesse ficado calado, ela rápida e sutilmente: eu ignoro, tá doendo até hoje, já faz um mês... na pior das hipóteses propõe a Michele um embargo infringente, tá super na moda....

abraços
xara - ipiranga - sp-sp