Assim Falava Zaratustra - comentário em blogue

Caro Pedro,
.
Li "Assim Falava Zaratustra" uma única vez, há alguns anos. Um amigo me emprestou uma edição portuguesa, pois na época não havia traduções aqui no Brasil...
.
Então li o Zaratustra e sai pior do que entrei. Ai de mim, ó ser ignorante!, pensei na ocasião. Ó, se Zaratustra, em suas peregrinações, me achasse por estes caminhos, o que não haveria de dizer de minha ignomínia?
.
Bem, Pedro, a verdade é que hoje, muitos anos depois, ainda tenho dificuldade em compreender a profundidade do Filósofo Alemão. Que dífícil, que difícil! E ler este teu texto despertou minha vontade de ler Nietzsche de novo! Vou comprar um Zaratustra pra mim, afinal, tem que se ter um em casa, não é?
.
Há, em Assim Falava Zaratustra, uma específica passagem que nunca me esquecerei. É impactante, surpreendente, contundente, controversa e perigosa, para quem não a entender bem; e olha que para entender bem Nietzsche, precisa-se de uma vida! Vamos a ela:
.
Se me recordo bem, é o sábio Zaratustra dando ensinamentos a um jovem que lhe pede conselhos, pois vai encontrar uma moça, pela qual mantém interesses românticos. O jovem lhe pergunta como agir, o que fazer, e Zaratustra diz mais ou menos isso:
.
"Vai às mulheres? Pois leve o chicote."
.
Fico por aqui.
.
Forte abraço e parabéns pelo blogue, bem acima da média.
.
Cesar Cruz
S.Paulo - SP
(Junho 2009)
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Nenhum comentário: