Pelo meu direito de me indignar

.
Dizem que o grau de evolução de uma pessoa é medido pela relevância das coisas que a aborrecem. De acordo com este indicador acho que hoje sou, quase, um homem civilizado.
.
De fato, quem me conhece há tempos sabe que já fui um sujeito bastante irado, irritado, mas venho melhorando muito, aprendendo com a vida. Hoje em dia poucas coisas me deixam realmente fora de mim, furioso, a ponto de querer esbravejar ou distribuir pancadas. Diria pouquíssimas coisas mesmo...

Mas ainda restam algumas, infelizmente. Uma delas é a crueldade humana contra o indefeso. Em especial as crianças, os velhos e os animais.

Semanas atrás, um covarde, um ser humano desprezível (para dizer o mínimo), tarde da noite, atirou sua filha de 5 anos pela janela do apartamento. Não sei se sou capaz de explicar o ódio monstruosos que surgiu no meu coração ao ver a cara cínica do sujeito, naquela cena em que ele aparece lado a lado com o policial militar, conversando, na frente do prédio, logo após o ocorrido. A cena foi filmada à distância, não dá para saber o que eles falam, mas ambos olham para cima, comentam algo e o pai aponta possivelmente algum detalhe na janela do seu apartamento.
.
Não ouvi ninguém comentar o que vou comentar agora, mas aquela cena, de não mais do que 10 segundos, me deu, no exato instante em que a vi na televisão, a certeza de que ele, o pai, era o culpado. Para mim estava sacramentado. Pronto, acabado. Por mim poderiam jogar o maldito na cadeia naquele instante. O que? Alguma coisa de errada com a cena?.Qual o problema de dois homens adultos, discutirem detalhes sobre um crime? Nenhum, nenhum problema. A não ser, é claro, se um destes homens for o pai da menina que acabou de espatifar no chão.
.
Amigos, ele não soube nem disfarçar. Pensem: se sua filha fosse atirada pela janela do apartamento, você pularia lá de cima para segura-lá no ar, certo? Ou desceria pelas escadarias aos saltos, fraturando os joelhos e os pés, e se jogaria sobre o corpinho inerte de sua filha e a abraçaria, e a sacudiria, e berraria de dor e tristeza a ponto de ouvirem meus gritos a quarteirões de distância. Ficaria com a face deformada e inchada como uma máscara monstruosa de dor e desalento, enlouqueceria e arrancaria os cabelos, por fim desmaiaria ali mesmo. Correto? Sim, qualquer pai concorda, mas não ele...

Veja que interessante: ele ficou lá, com aquela expressão inócua no rosto, parecia que estava apontando um fato corriqueiro. Talvez uma estrela no céu, ou um balão que poderia cair, ou um avião ou até, quem sabe, uma falta pra cartão... Ficou ali, levando aquele papinho maroto de pé de ouvido com o policial, enquanto sua filha, possivelmente ainda quente, poderia estar viva, lá no chão, so-zi-nha. Percebeu o absurdo? Esta cena, que foi repetida na TV centenas de vezes, é de uma naturalidade bizarra. É a pior e mais chocante de todas as cenas (filmadas é claro) do caso.

Na falta de áudio, fico imaginando que ele dizia algo assim ao guarda: "moro lá, ó, naquele apartamento da tela rasgada, ta vendo?... Pois é rapa, alguém entrou lá e jogou minha filha, vê se pode isso. Onde estamos?".
.
Que que é isso... Quem em sã consciência pôde, por um instante, crer que tenha sido outra pessoa que não ele? Quem? Que pai reagiria assim!?

Sou um indignado mesmo. E não quero nunca perder a minha capacidade de indignação. Hoje recebi um e-mail destes spams que recebemos sempre. Costumo deletar sem ler, mas este tinha algo que me atraiu, abri, li e conferi, duas vezes para ver mesmo se era verdade. Era.
.
Vocês acreditam que existe um cara, que se auto-intitula artista, chamado Guillermo Vargas Habacuc, que fez uma exposição de arte onde a "obra de arte" foi um cão de rua, faminto, que ele recolheu, acorrentou a um canto e deixou à mingua até a morte sem água e alimento? Crêem nisso? Crêem que pode um ser humano ter feito isso? Crêem que tal exposição pôde ter sido visitada por gente? Por apreciadores de arte? Crêem que parece que o sucesso foi tanto que haverá outras?
.
Agora o cúmulo: alguém aí acredita que não houve UM ÚNICO homem-de-verdade capaz de ter a hombridade de arrancar o pobre cão dali, com as próprias mãos, e sair pela porta levando-o, bem firme embaixo de um braço, com o cuidado de deixar o outro livre, claro, para derrubar com violentos murros  qualquer um que se atrevesse a impedi-lo? Acreditam? Acreditam que, em sei lá quantos dias que durou o suplício do animal, não houve UM HOMEM prá fazer isso?! Pois acreditem. Não houve.
.
Não sei mais nenhum detalhe, fiquei cego pelo ódio, minhas mãos coçam por vingança e preciso ir deitar e orar ao bondoso Deus para que tire este sentimento do meu coração.
.
Quem quiser ver a história toda, entre no Google busque pelo nome do lixo humano que fez isso. Lá vocês verão várias fotos do ingênuo animal antes de morrer, artisticamente, de sede e fome, enquanto bebidas e canapés eram servidos a seres humanos desprezíveis que riam e conversavam. . Quanto a mim, que ninguém se atreva a me pedir para que eu abandone o meu direito de me indignar, pois saibam que estou com ele fortemente protegido sob um braço, mas com o outro livre.
.
.
Cesar Cruz
Maio 2008
.
s

12 comentários:

Anônimo disse...

Oi César,

Bom dia,

Como sempre, gosto muito dos seus causos, contos e crônicas.

Muito gostoso lê-los, a leitura flui normalmente, muitas vezes "enxergamos" as cenas.

Sem corujice, mesmo.

A par disso, foi muito bom encontrar os escritos do Senhor Aloizio, havia me esquecido de como ele tinha facilidade para externar suas opiniões e pontos de vista. Já sei então por que você "desandou" a escrever.


Beijos

Carolie

22.5.08

Anônimo disse...

MAS QUE IMBECIL, MAIS IMBECIL SÃO OS QUE FORAM NA EXPOSIÇÃO E NÃO FIZERAM NADA PRA AJUDAR ESSE POBRE CÃO!

Mônica
8.5.08

Anônimo disse...

CONTINUE COM OS SEUS DIREITOS PROTEGIDOS SOBRE UM BRAÇO, E COM O OUTRO LIVRE ,PARA ABRIR UMA LATA DE CERVEJA E RELAXAR PRA NÀO MORRER CEDO, POIS AINDA TEM MUITO FILHO DA PUTA POR AÍ, A COMEÇAR PELOS NOSSOS ILUSTRES POLÍTICOS .

PJ
8.5.08

Anônimo disse...

Cesar,
Venho notando seu crescimento intelectual em seus causos, isto só confirma o que já era esperado. Aliás isto não se adquiri já se nasce com ele.
Noto porém com sua autenticidade e franqueza, expõe seu íntimo pessoal, junto com a imaginação.
Um abraço
Jua

8.5.08

Anônimo disse...

É isso aí Cesar!
Temos que continuar indignados.'

Esta cena a que você se refere também havia me chamado a atenção. Em nenhum momento parece que eles perderam um filho.

E quanto ao cão, sem comentários. Como você eu não costumo abrir estes e-mails, mas resolvi abrir porque você não costuma mandar esse tipo de spam. Absurdo total!

Fora tudo isso, parabés pelo blog. Vou arrumar um tempo para ler os outros.

Fernando Peixoto
8.5.08

Anônimo disse...

não me tinha caído a ficha, mas a cena em que o pai conversa na maior tranquilidade com o policial é impossivel mesmo! é claro, ou não é o pai, ou é o assassino disfarçando. Ou uma coisa ou outra.
é isso ai cesar temos que nos levantar mesmo contra essas coisas!

Eduardo

8.5.08

Anônimo disse...

OUCH !
esse foi porrada !

hehehe

abs!

G

9.5.08

Anônimo disse...

Já que o caso “Isabela” está nas mãos da Justiça, me pergunto... Que tipo de atitude podemos tomar em relação a esse “pseudo artista”?
Ao acabar de ler encaminhei esse e-mail para minha lista pessoal, para APASFA (Associação Protetora de Animais São Francisco de Assis) que é uma associação que recebe denuncias diariamente de pessoas que maltratam animais.
Também enviei para a Prefeitura de São Paulo que mantém um site específico para esse tipo de barbaridade: http://sac.prodam.sp.gov.br/.
O Decreto 24.645/34 diz, em seu artigo 1º (parágrafo 3º): “TODOS OS ANIMAIS EXISTENTES NO PAÍS SÃO TUTELADOS PELO ESTADO”, portanto é um dever do Estado abrir um processo judicial se esta “Instalação” se é assim que podemos chamá-la for exposta na 28ª Bienal Internacional de São Paulo.
Cabe a nós DENUNCIÁ-LOS e salvar os animais da espécie humana!!
Há quem prefira promover o evento, fingir que é chique, tomar uma taça de champagne com sua “cara de cool” pra não falar outra coisa...
Ana Barbosa

9.5.08

Anônimo disse...

PELO-AMOR-DE-DEUS SE EU PEGO UM CARA DESSES!!!! VAO TER QUE ME TIRAR DE GUINCHO DE CIMA DELE E AINDA ASSIM VOU SAIR TRAZENDO UMA ORELHA NA BOCA!!
FDP!!!VOU VER O SOL NASCER QUADRADO MAS VOU FELIZ!!
PARABENS CESAR PELO SEU GRITO DE INDIGNAÇÃO

RUBEM
LIMEIRA-SP

9.5.08

Anônimo disse...

Olá!
O que neste momento de mim sai mais forte é isto: estou contigo.
Parabéns

David Santos
14.5.08

Anônimo disse...

É isso mesmo cesar.
Não podemos jamais perder o direito e a vontade de nos indignar!
parabens
Fernando Longo
Campinas, SP

16.5.08

Anônimo disse...

fortíssimo mesmo!! Puta merda! adorei!!