troca de e-mail - Ditadura ou Democracia?

.
Caro G......, . li o e-mail que você me mandou sobre os preços exorbitantes cobrados no Brasil pelos combustíveis, automóveis e pedágios, comparados aos preços praticados na Argentina. Concordo que esse é o preço que se paga para sustentarmos centenas, milhares de picaretas que estão, há décadas, enriquecendo às custas da miséria do povo.
.
Em relação ao que discutimos anteriormente, quando comparávamos a democracia atual com a ditadura militar, onde você defendia a ditadura, argumentando que pelo menos, naquela época, não tínhamos tanta picaretagem, tanta miséria, tanto desemprego, e o povo vivia melhor; a minha posição é a seguinte: Uma coisa não justifica a outra. Não podemos acabar com a miséria matando os miseráveis, assim como não podemos acabar com a picaretagem dentro da democracia, matando com a democracia e impondo uma ditadura. O problema é a doença e não o doente! Não vamos matar o doente!, mas sim a doença que o acomete! A nossa democracia é doente, não há dúvida.
.
Entretanto, penso que há picaretagens e velhacarias em qualquer regime. Qualquer. Sabe o que eu acho mesmo? Que o problema é o individualismo humano. Por isso, todos os regimes de governo, no mundo, estão contaminados, adoecidos. O problema é o Homem.
.
O sujeito só pensa nele. E isso começa de forma micro, dentro da cabeça e do mundinho que cerca o cara. Ele pensa: foda-se o meu vizinho, faço barulho mesmo e ele que se dane. Mais adiante ele pensa: foda-se aquele ali, quero é garantir o meu. A seguir: foda-se a empresa, vou roubar aqui o meu de “direito”. Aí, um dia, essa mentalidade chega ao poder: Foda-se o povo! Vou é mandar o meu bilhãozinho "suado" pra Suíça... e por aí vai.
.
O problema é o ser humano, amigo. A educação que o ser humano tem nos dias de hoje. Aquele pequeno ser humano que tenho lá em casa, a Michele, é bom exemplo. Como eu quero que ela enxergue o mundo? A partir de uma ótica individualista? Não. Quero que ela olhe ao redor, veja que está rodeada de seres humanos, de gente... Precisamos é combater o individualismo, desde a raiz.
.
Escrevi uns textos sobre isso, ou que passam por esta percepção. Esses aí embaixo estão apenas 2 deles:
.
.
Sinceramente não ando com vontade de escrever sobre estas polêmicas... Ando individualista nesse aspecto! rs. A minha parte vou fazer procurando educar a Michele no sentido de olhar e pensar no próximo, não viver só para si.
.
No fim dá nisso: uns poucos (se compararmos com a população brasileira, é claro) individualistas se beneficiam, enquanto milhões levam uma vida de merda, sem saúde, sem educação, sem saneamento... E repito, amigo: isso acontece em qualquer regime: comunismo, socialismo, capitalismo, ditadura militar, ditadura disfarçada de democracia (como as da América do sul), etc...
.
abraços
.
(mar 2009)
.

Um comentário:

Silvio Camargo disse...

È... você não é fraco não...

Quem precisava ler o comentário
acima é o Casseb